Medos da covid-19, medos medievais: uma relação possível?
Parte 01:
O historiador e especialista em Idade Média, medievalista francês G. Duby nos convida a refletir:
👉💬 Qual a função de escrever a História?
💬💬 Reapropriando: -
Qual a função de escrever nossas histórias durante a pandemia da covid-19??
A escrita serve como objeto de pesquisa para várias áreas do conhecimento como: História; Sociologia; Filosofia; Antropologia; Museologia; Psicologia. Na atual conjuntura a ESCRITA sirva para registrar + repetir + elaborar questões mal resolvidas. Isto é, decodificar o que leva o nível exacerbado de hedonismo e egoísmo da nossa sociedade brasileira. Não se trata uma questão exclusiva a nós #Bresiliens. Mas, como podemos NÃO respeitar as regras básicas do isolamento e enfrentamento a covid-19, se as vacinas aos nossos idosos esgotaram-se. O nome é homicídio coletivo - ou, o nome que desejam denominar. O que importa é que precisamos REGISTRAR essas BARBARIES, para que as NOVAS GERAÇÕES APRENDAM, com a ATUAL. É obvio que existe uma minoria de jovens que respeitam as regras de enfrentamento a COVID-19 - e são esses jovens conscientes que nos aspiram a acreditar a confiar no #OutroMundoMelhoréPossível. E como nós jovens s podemos fortalecer outros jovens dos 20 e 30 anos? Estimulando a registrar a sua história de enfrentamento a covid-19. E repudiando ações de bullyng aos jovens conscientes.
Podemos aprender com os medievalistas com a peste negra... de dividir o pão. Duby(1998;30) nos lembra que na Idade Média era “impensável, vergonhoso colocar o pão dormido na lixeira ou lança-los aos pássaros(...) esse medo da privação oprimia até o ventre os homens do século XI”.
Aprendizagem de repartir o pouco que possuímos.
O pouco de dignidade humana que nos resta. O interessante desse hábito social medievalista é a ampliação da mentalidade de ser solidário diante da escassez.
Comentários