Então... Para que aprendemos a História e Filosofia? Elas trarão algo??
Há um hiato SEPULCRAL entre o ensino publico nível médio e superior no Brasil.
Afinal, não deveria ser uma ponte, uma continuidade das vivências da educação básica para outras formas de educação? Ou, até mesmo o ensino superior?
< PONTE PARA A MUDANÇA >
Os alunos se sabotam... não acreditam no poder da mudança..Nós, nos sabotamos, quando seguimos sem refletir a conjuntura. O sistema por sua vez auxilia nesse processo dos sem estima na transformação...
⇑ A escola não pode continuar como uma representação das loucuras do sistema... com grades, com cadeados e portões... Como diria, o filosofo francês, Foucault em Vigiar e Punir a necessidade da rede de controle nos espaços públicos, escolas, hospitais se justifica pelo fato de determinados grupos terem o controle sobre outros determinados públicos. - A ideia do grande olho - vigiando todos!
Diante do fenômeno da SOCIEDADE DO CONTROLE. Vivemos dentro das escolas públicas do Brasil, um grande impasse! Se somos tão vigiados? Quais são os motivos que levam os alunos a frequentarem todos os espaços
(corredor,escada, pátio) da escola,
exceto a sala de aula???
Será o formato da sala de aula e a sua capacidade de ter com qualidade um número de alunos(menor) em que o professor possa de fato circular pelo espaço?
O ambiente não formatado e com capacidade de ser adaptado a realidade do aluno usuário da sala de aula, não seria um pontapé inicial, nesse arrasta pé de meio século?
Então, vamos mudar?
Sala de aula e a sua estrutura? Mas, do que adianta se as mentalidades não acompanharem esse processo?
Parece ironia mais a empresa mais importante desse mundo da cibercultura - Google - adotou o primeiro modelo de ambiente de APRENDIZAGEM COLABORATIVA em uma escola de São Paulo.
.
Então? Vamos continuar em silêncio.... nas cavernas de Platão???
Ou, vamos aprender a lidar com as diferenças trabalhando em grupo, coletivo e/ou equipe?
Comentários